Desmatamento,queimadas e madeira ilegal!


O que podemos fazer para combater este mal que vem sofrendo o nosso meio ambiente?
O desmatamento acontece quando o homem derruba ou queima formações vegetais nativas de uma região. O desmatamento causa empobrecimento do solo, que perde seus nutrientes tornando mais difícil seu cultivo. Ao mesmo tempo, desequilibra os ecossistemas, fazendo com que animais e vegetais percam condições essenciais para sobreviver.
Um das conseqüências do desmatamento descontrolado é o aumento do número de espécies em extinção. A destruição dos ecossistemas naturais, a abertura de grandes áreas para pastagens ou cultivo de grãos, o extrativismo desordenado, os incêndios florestais e a poluição são somente algumas das modificações na natureza que levam ao desaparecimento de animais e plantas.
Uma das outras atividades relacionadas ao desmatamento é o comércio ilegal da madeira, onde, há muitos anos, se explora esse produto. A partir de 1980 na Amazônia, a exploração começou a ser mais intensa e prejudicial ao equilíbrio da floresta. Isto acontece não na Amazônia, mas também na Mata Atlântica e no Cerrado de nosso querido Brasil.
Devemos nos conscientizar o quanto é tempo, eu como professora tento falar deste assunto com meus alunos no sentido de sensibilizá-los quanto ao estes problemas e você o que pretende fazer?

Texto feito através da Pesquisa neste site:
http://www.ibama.gov.br/

3 comentários:

Carminha Silva disse...

O desmatamento é um dos problemas agravante que ocorre na Amazônia e que está próximo de nós e que as vezes não podemos fazer quase nada.Apenas nos resta lamentar por esta perda e conscientizar os nossos alunos sobre a importância de preservação do nosso patrimônio mais importante na atualidade,mas que muitas gente não dar o devido valor que ela merece ter.

Petit Gabi disse...

É uma pena que as pessoas ainda não tenham total consciência de que cuidar do planeta só depende de nós mesmos!
Gostei dessa foto com a Dorothy!
Bjs

Carminha Silva disse...

É verdade!Ela ficará quadada na mente da queles que gostavam e admiravam a sua luta em defesa do meio ambiente e dos mais pobres.Bjs