Vulcão e Terremoto!


                   O que é um vulcão?
              Vulcão e a estrutura geológica quando o Magma, gases e partículas quentes como cinzas escapam para superfície terrestre. Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, produto causa resfriamento climático temporário. São freqüentes considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cônico e montanhoso.
            A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de conseqüências planetária.Assim, como outros desastres dessa natureza, as erupções são responsáveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tende a desvalorizar os imóveis localizados e em suas vizinhanças, prejudica o turismo e consome a rede publica e privada em reconstruções. Na terra os vulcões tendem forma se dentro das margens das placas tectônicas. No entanto, existem excepçoes quando os vulcões ocorrem na zona chamada de hot spot, ou seja, pontos quentes, por outro lado, nos arredores de vulcões formados de lavas arrefecidas, tendem a ser composta de solo bastante férteis para a agricultura.
           Definição: a palavra vulcão deriva do nome do deus do fogo da mitologia romana vulcano. A ciência que estuda os vulcões designa vulcanologia
           Qual o sentimento da idéia de um vulcão causa em seu pensamento quando ele ocorre em algum lugar?Escreva sua opinião

                         O que é um terremoto?
                 Um terremoto pode ter como causa o choque entre placas tectônicas subterrâneas; a erupção de um vulcão ou deslocamento de gases no interior do planeta terra. Num terremoto ocorre a abertura de falhas na superfície terrestre e deslizamento de terras. Quando ocorre no mar podem provocar tsunamis...
                  Um terremoto libera uma quantidade muito grande de energia, podendo provocar estragos e muitas destruição quando atingem regiões habitadas.
                  De ocordo com sua intensidade pode ser classificados através da escala reticher de 0 a 9. Quanto mais alto o grau, mais forte e o terremoto terremotos que atingem o grau 7 ou mais podem provocar danos catastróficos.
                 O Brasil não estar localizados em região favorável a ocorrências de terremotos, pois não há vulcões em atividades em nosso território, e não estamos sobre placas tectônicas...
Definição: terremoto também conhecido como sismo, o terremoto e um fenômeno geológico caracterizado por uma fonte e rápida vibração da superfície terrestre.
                A área do conhecimento que identifica e análise terremotos e chamada de sismologia
                Descreva o que aconteceu no Chile e no Haiti neste início de ano  e o que causou na vidas das pessoas que vive e viviam lá?

5 comentários:

Carminha Silva disse...

Sejam bem - vindos e postem suas idéias sobre o texto a vontade.

sou filho de Deus Herdeiro de suas promessas disse...

TERREMOTOS

entedi que terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. Essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.

As rochas comportam-se como corpos elásticos e podem acumular deformações quando submetidas a esforços de compressão ou de tração. Quando esse esforço excede o limite de resistência da rocha esta se rompe ao longo de um plano, novo ou pré-existente de fratura, chamado falha.

Normalmente não é o deslocamento na fratura que causa maior estrago, mas sim as vibrações (ondas elásticas) que se propagam a partir da fratura. Na maior parte das vezes a fratura nem atinge a superfície, mas as vibrações podem ser fortes o suficiente para causar danos consideráveis.

As forças tectônicas que causam os sismos são devidas aos processos dinâmicos que ocorrem no interior da Terra, principalmente os lentos movimentos de convecção no manto, responsáveis pela deriva dos continentes.
foi bom saber um pouco mais sobre terremotos para ficarmos informados.

Carminha Silva disse...

Muito obrigado Eduardo por postar a sua opinião sobre o texto que fala dos vulcões terremotos.Ótimo resumo.
Continuem postando suas idéias que émuito bom.Beijos.Carminha.

Unknown disse...

Segundo informações dada pelo filme, pude raciocinar que: as placas tectônicas são subdivisões da crosta terrestre que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto, podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas. Tais movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que as correntes de convecção (correntes circuladas em grandes correntes) determinem a forma de seus movimentos. Quando as correntes são convergentes elas se aproximam e se chocam sendo motivadas pela menor densidade das placas oceânicas em relação às placas continentais, sendo que a placa oceânica é engolida pela continental, porém quando são divergentes elas se afastam fazendo com que as placas se movimentem em direção contrária, perdendo calor.

As placas convergentes se colidam de forma que uma se coloca embaixo da outra e então retorna para a astenosfera. As placas divergentes se afastam pela criação de uma nova crosta oceânica, pelo magma vindo do manto.
Foi bom aprender um pouco sobre placas tectônicas,e a sua importancia.

Carminha Silva disse...

Queridos alunos postem sua opinião aqui em meu blog.Sejam bem vindos novamente.bjs